Sábado, 26 de Setembro de 2009

O outro lado da Festa

Dos muitos santuários em honra de Baco poucos mais haverá que lhe prestem culto. Este abre,religiosamente, todos os anos no mesmo dia. Faltam lá praticantes habituais: uns falecidos como o Carlos Freire e o Alberto Dias; outros vivos mas ausentes. Os presentes também parecem prestar poucas libações ao deus.

publicado por julmar às 19:34
link do post | comentar | favorito
|
45 comentários:
De Carlos Martins a 26 de Setembro de 2009 às 21:17
Para os que ficam com dúvidas da qualidade do produto, posso afirmar que estava divinal, assim como a companhia. Em termos geral assim como a Festa do Divino Senhor dos Aflitos de Vilar Maior, também esteve Divinal, como sempre. Viva Vilar Maior


De Carlos Marques a 27 de Setembro de 2009 às 22:44
Nestes eventos, a qualidade do produto é deveras importante. Contudo, não menos importante é a companhia, o momento em si pelo simbolismo e tradição, qual ritual que encerra como que uma actuação quase pecaminosa, a raiar a fronteira entre o sagrado e o profano. Terá sido por ventura esta dúvida, que tolheu os convivas de fazerem opção inequívoca, entre darem loas a deus ou prestarem culto a baco. Salva-se, no caso, o guardião do templo, único a exibir garbosamente e sem peias o respectivo cálice.
Que assim seja por muitos e bons anos.
Carlos Marques


De Canivete a 27 de Setembro de 2009 às 22:35
Agora me lembro que, como é habitual, não respondi à chamada e receio que este meu esquecimento, redunde em pesada coima que a todo o momento pode aparecer via CTT. Lá terei de ir engendrando uma desculpa capaz de convencer os restantes elementos da "confraria" e assim fugir à respectiva multa.


De Anónimo a 2 de Outubro de 2009 às 21:11
"Dos muitos santuários em honra de Baco poucos mais haverá que lhe prestem culto....."

Acabei de lembrar de um fechado ha um par de anos.......do saudoso Ti Joao Monteiro, sempre pronto a abri-lo no domingo da festa. E aqui deixo um convite ao Cristovao ( filho com mais disponibilidade para comparecer na festa) e porque nao seguir as peugadas do pai?? Comparsas para o efeito penso que nao faltarao. Pensa nisto Cristovao.
Cumprimentos


De Manuel Maria a 5 de Outubro de 2009 às 14:25
Pois era...
O Ti Albino à missa na Misericórdia; o João Monteiro na Matriz, a fazerem concorrência ao padre. Assim se matavam os sermões...


De Tiz a 7 de Outubro de 2009 às 16:49
Manuel Maria , adoro sempre os teus comentário s .E este não podia deixar de ser dito mesmo por ti ...só tu mesmo ! um abraço.


De O Tintol a 7 de Outubro de 2009 às 13:04
E que tal se os comparsas dessem uma mãozinha ao Cristóvão no amanho das vinhas? Eu bem sei que o ti João não olhava a isso mas esta malta nova...


De Tiz a 8 de Outubro de 2009 às 14:32
Só para vos dizer que mesmo sem ter cavado as vinhas , o Cristóvão , fez vinho e jurpiga , desculpai que nem sei como se escreve), e pelos visto ficou muito boa ...agora só faltam ajudantes para a beber ...
Um abraço


De Tiz a 7 de Outubro de 2009 às 16:46
Eu não quero parecer repetitiva ,mas já disse aqui varias vezes que me da um gosto enorme , quando reparo que as pessoas não esqueceram o meu pai , por uma ou outra aventura dele .OBRIGADA do fundo do meu coração !

Mas entrei para responder ao comentário , e aqui vai : ate gostava de ver o Cristóvão seguir as peugadas do meu pai... !!! Se o convencerem .. avisem-me !!! :)


De O AGRICULTOR a 7 de Outubro de 2009 às 17:20
Toda a gente sabe que o Cristóvão não irá por esse caminho pois se não o bebe não dará grande prazer em tratar as vinhas .


De Tiz a 7 de Outubro de 2009 às 17:55
por um lado tem razão ...cavar as vinhas para os outros beberem o vinho acho que assim ate eu me baldava !!!


De O Regedor a 8 de Outubro de 2009 às 20:04
O facto de nao o beber, excepto nas refeicoes, nao eh problema...... eu forneco umas garrafitas de Bacardi para a adega, as quais nao se fara rogado..eheheheh
Cumprimentos a todos...


De JC a 7 de Outubro de 2009 às 17:34
Pois é Tiz, não achas que isso seja uma tarefa muito espinhosa?
Muitas outras coisas ele poderá fazer e muito honestamente ELE faz.
MAS CAVAR UMA VINHA, PARA QUEM NÃO BEBE VINHO, não é muito AGRADÁVEL.
Um Bj
JC


De Tiz a 7 de Outubro de 2009 às 17:53
Bem eu não me referia a cavar a vinha (mas sei se ele o quisesse fazer que o faria bem )... mas sim abrir a adega no domingo depois da missa ... mas ele é osso duro de roer !!!


De O AGRICULTOR a 7 de Outubro de 2009 às 18:08
(Quadro)- CRISTÓVÃO sentado á beira do pipo a tirar vinho , os outros a lamberem e dizer: - é que tens cá uma pinga , para o ano sou Homem de te vir a ajudar............................


De Tiz a 7 de Outubro de 2009 às 18:14
ahahahahahah , esta divertido mas também não gozeis com ele ...É MEU IRMAO.


De O AGRICULTOR a 7 de Outubro de 2009 às 18:22
Não é gozar, eu sei que ele é capas de pagar uma dúzia de copos, mas não de ter de aturar borracheiras aos outros que somente apanham boleias , assim ele tem razão.
seria incapaz de gozar com o CRISTÓVÃO de quem tenho a maior estima . Já agora um abraço para ele.


De O ALDIÃO a 7 de Outubro de 2009 às 18:32
Espero que isso aconteça , beber , conversar, divertir CONVIVER COMO NOS VELHOS TEMPOS na adega do TI JOÃO MONTEIRO
BONS TEMPOS


De Tiz a 7 de Outubro de 2009 às 19:35
nem sabeis como gostava de saber quem sois , mas não importa ,estou a ter uma tarde emocionante ...OBRIGADA .Um abraço a todos .


De O AGRICULTOR a 7 de Outubro de 2009 às 20:03
Estima pelo CRISTÓVÃO bem como por vós todos (MONTEIROS) irmãos.


De Tiz a 7 de Outubro de 2009 às 20:12
Obrigada pela parte que me toca ! Mas se sabes quem sou pois deves saber que estou a ser sincera nos meus agradecimentos ...


De Vila a 7 de Outubro de 2009 às 21:50
Coisas lidas para ler, denotando uma harmonia e sã camaradagem entre conterrâneos!!. É preciso coisas que nos unam e há que cultivar esta convivência entre os filhos da mesma terra.


De Vila a 7 de Outubro de 2009 às 23:52
lidas.....LINDAS, queria dizer


De O Regedor a 8 de Outubro de 2009 às 09:37
Tiz.... eu posso identificar-me.. sou o anonimo k desencadeou o tema.... eskeci me foi de colocar o nickname.. eheheh mas se pensares bem veras que sabes quem sou... e conheces muito bem.

Kiss


De Tiz a 8 de Outubro de 2009 às 14:00
Será possível que voltei a cair nas tuas redes ? Eu não acredito ...tive o pressentimento que poderias ser tu ,mas claro que tive as minhas duvidas .És terrível !!! Agora vou ter a certeza de poder dormir mais descansada , lol
Um abraço


De Vila a 8 de Outubro de 2009 às 17:12
É bom as pessoas terem motivos para se sentirem felizes....sempre esuqecem um pouco, os ossos duros de roer da "crise".


De Tiz a 8 de Outubro de 2009 às 18:51
sim a crise esta a ser um osso bem duro de roer , Mas temos é que agradecer a este blog que nos faz esquecer um pouco dela ...ao permitir-nos divertirmo-nos uns com os outros , e recordar-mos muita coisa linda .
UM OBRIGADA A TODOS !!!


De O Tintol a 7 de Outubro de 2009 às 22:03
Pois, muito espertinha. Assim ficavas com uma ideia de quem aqui comentou e com um bocadinho de jeito até acabarias por saber, quem escreveu e o quê.
Cumprimentos de,
O Tintol.


De O Tintol a 7 de Outubro de 2009 às 22:38
No Comentário anterior, respondo à Tiz , onde diz para a avisarem que o irmão vai abrir a adega.


De Tiz a 8 de Outubro de 2009 às 02:40
sim tens razão ,mas também te digo que tem mais interesse não saber a quem respondemos ,acho que fica mais divertido...sempre e quando os comentários não ofendam ninguém !!! Só que eu prefiro por o meu nome .
Quanto ao Cristóvão , pois conhecendo-o como o conheço ...vais estar difícil alguém conseguir faze-lo abrir a adega ...
Um abraço


De O Regedor a 8 de Outubro de 2009 às 09:27
Pois Tiz... Sera dificil tirar o Cristovao cedo da cama....mas com um bocadinho de jeito e desde que nao se tenha deitado as 6 da manha tudo eh possivel ... eheheh.

Big Kiss pra todos vos.


De O Regedor a 8 de Outubro de 2009 às 09:33
Estava aqui a pensar com os meus botoes e realmente e olhando para os irmaos um a um, cheguei a conclusao que a pessoa indicada para seguir o exemplo do pai seria o To...... mas o alma do diabo esta la tao longe......


De O AGRICULTOR a 8 de Outubro de 2009 às 13:25
Pois o TÓ seria o irmão a seguir essas caminhadas até á adega , mas o ADELINO não ficaria atrás , pois tenho a certeza que o fez bastantes vezes e continuaria a fazer.


De Tiz a 8 de Outubro de 2009 às 14:02
Acredita que ele ia ficar bem contente com essa tarefa ... ai se ia !


De anónimo a 8 de Outubro de 2009 às 18:31
Será que o ADELINO ainda se lembra desses tempos fantásticos ? tem saudades deste pessoal da terra?
Nós cá o esperamos para repetir .


De anónimo a 8 de Outubro de 2009 às 18:33
Um grande abraço para o ADELINO .


De Tiz a 8 de Outubro de 2009 às 18:47
claro que se lembra ...se as saudades fossem musica acho que andava sempre a dançar...
Em principio no sábado ele vem a minha casa e já lhe farei responder a ele ao comentário .Mas desde já fica um abraço da parte dele para todos .Sei que vai ficar contente em saber que ainda se lembram dele ...


De O Regedor a 8 de Outubro de 2009 às 20:16
Grande Adelino... sempre pronto tanbem para abrir a adega... e nao so..... bem me lembra, quando nos dias da festa pela manha me ia acordar com uma garrafa de whiskey na mao..... Tempos como esses nao abundam....


De Tiz a 10 de Outubro de 2009 às 23:16
espera ai "o regedor "com este comentário já me deixas-te confusa em relação a quem possas ser em realidade .Acho que te confundi com outro comentarista .mas já não esta difícil ,agora .eu já sei de onde vem esse eheheheh )...acho que já recebes-te uma mensagem minha !!!diz alguma coisa depois .
Quanto ao Zé-Adelino ,pois não tive o prazer de o ter em casa hoje ,mas assim que se possa ,ele mesmo vos responde não fica esquecido. Um abraço.


De anónimo a 11 de Outubro de 2009 às 01:45
Pois eu penso que esse regedor , tintol , anónimo será a mesma pessoa e é pena outros visitantes deste blog que já vai em mais de trinta e seis mil não participassem também nos comentários pois seria mais interessante


De Tiz a 12 de Outubro de 2009 às 00:20
OS OUTROS VISITANTES DESTE BLOG , SENÃO PARTICIPAM NEM SABEM DO QUE SE ESTÃO A PERDER , EU PASSO-A DE MARAVILHA QUANDO VENHO DAR UMA OLHADA ...


De Tiz a 11 de Outubro de 2009 às 16:06
O regedor ,uma garrafa de whisky ? E que tal acender -te logo um cigarrinho ,porque tu logo de manha nem o vias ???? responde-me e diz-me se não sei quem és agora ?
Um abraço AMIGO!!!


De anónimo a 11 de Outubro de 2009 às 17:38
CIGARRINHO? ESTÁS PERTO MUITO PERTO


De number1mom2k@aol.com a 18 de Outubro de 2009 às 21:18
olá regedor ! sou o Adelino , fiquei admirado como ainda tens memoria para essas recordações ...a tua idade ... muito bem .Um abraço Zé-Adelino


De anónimo a 19 de Outubro de 2009 às 12:56
OLÁ ADELINO espero que entres mais vezes no nosso interessante dialogo , boas lembranças ficam sempre na memória de cada um , um grande abraço para ti também , e todos vós .


Comentar post

.Memórias de Vilar Maior, minha terra minha gente

.pesquisar

 

.Dezembro 2017

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
29
30

31


.posts recentes

. Lendas de Portugal

. Requiescat in Pace, Ana D...

. Requiescat in pace, Maria...

. Armário Judaico no Baraça...

. Citânia de Oppidanea

. Gente da minha terra

. Viagens ao pé da porta - ...

. Eleições à porta

. Requiescat in pace, Álvar...

. Contradições - O Riba-Côa...

.arquivos

. Dezembro 2017

. Novembro 2017

. Setembro 2017

. Agosto 2017

. Julho 2017

. Junho 2017

. Maio 2017

. Abril 2017

. Março 2017

. Fevereiro 2017

. Janeiro 2017

. Dezembro 2016

. Novembro 2016

. Outubro 2016

. Setembro 2016

. Agosto 2016

. Julho 2016

. Junho 2016

. Maio 2016

. Abril 2016

. Março 2016

. Fevereiro 2016

. Janeiro 2016

. Dezembro 2015

. Novembro 2015

. Outubro 2015

. Setembro 2015

. Agosto 2015

. Julho 2015

. Junho 2015

. Maio 2015

. Abril 2015

. Março 2015

. Fevereiro 2015

. Janeiro 2015

. Dezembro 2014

. Novembro 2014

. Outubro 2014

. Setembro 2014

. Agosto 2014

. Julho 2014

. Junho 2014

. Maio 2014

. Abril 2014

. Março 2014

. Fevereiro 2014

. Janeiro 2014

. Dezembro 2013

. Novembro 2013

. Outubro 2013

. Setembro 2013

. Agosto 2013

. Julho 2013

. Junho 2013

. Maio 2013

. Abril 2013

. Março 2013

. Fevereiro 2013

. Janeiro 2013

. Dezembro 2012

. Novembro 2012

. Outubro 2012

. Setembro 2012

. Agosto 2012

. Julho 2012

. Junho 2012

. Maio 2012

. Abril 2012

. Março 2012

. Fevereiro 2012

. Janeiro 2012

. Dezembro 2011

. Novembro 2011

. Outubro 2011

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

. Março 2007

. Fevereiro 2007

. Janeiro 2007

. Dezembro 2006

. Novembro 2006

. Outubro 2006

. Setembro 2006

. Agosto 2006

.links

.participar

. participe, leia, divulgue, opine

.

blogs SAPO

.subscrever feeds