Segunda-feira, 14 de Setembro de 2009
Domingo dia 13 de Setembro de 2009 realizou-se a 56ª tradicional feira do Jarmelo, é hábito ser o 1º domingo de junho mas este ano por motivo de eleições foi adiada para este dia, para além do concurso do gado bovino(a denominada vaca jarmelista em vias de extinção) houve muita animação para miúdos e graúdos, pelo que vi e ouvi a feira teve bastante sucesso, espero que continue a ter já que aqui o que está em causa é a preservação da vaca jarmelista o que não está nada facil, espero que a quem de direito de uma ajudinha a preservar esta raça e não a deixe morrer porque é uma mais valía para as gentes desta(s) terra(s) poderem hoje usufruir de tão emblemáticos animais que outrora foram o sustento de muitas familias!!!
Manuel Fernandes Fonseca
De anonimo a 15 de Setembro de 2009 às 16:26
Ribeira de Alfaiates poluída e a cheirar mal Na área da freguesia de Vilar MaiorVer fotos
A redacção do Cinco Quinas recebeu queixas por parte dos habitantes de Vilar Maior, de que a ETAR da Bismula, que ainda não está concluída, está a fazer descargas para a ribeira de Alfaiates, sem qualquer tratamento.
O cheiro é insuportável, e a juntar a este facto, está um esgoto a céu aberto que faz descarga das águas residuais directamente para a ribeira de Alfaiates.
Com a falta de água, devido ao verão seco que temos assistido na região, onde pouco, ou nada choveu, os habitantes de Vilar Maior estão consternados com esta situação. A ETAR não está a funcionar, mas contudo, efectua descargas, sem qualquer tratamento, para a ribeira, poluindo a pouca água que existe para regar e para dar de beber aos animais.
Um pouco por todo o concelho está a ser colocado o saneamento básico, e a freguesia da Bismula não foi excepção. Apesar da ETAR ainda não estar concluída, recebe as águas residuais da freguesia da Bismula, mas não efectua o respectivo tratamento, logo essas águas estão a ser descarregadas directamente na ribeira.
Falámos com a empresa Águas do Zêzere e Côa, nomeadamente, com o Director de Planeamento de Obras, Eng.º Alçada que nos referiu que a Estação de Tratamento de Águas Residuais ainda não está a funcionar, visto que o consórcio responsável pela sua construção, Abrantina/Marcilop, entrou em litigio, aquando a finalização das obras, com a Águas do Zêzere e Côa, e deixou a obra por acabar. Como tal, a Águas do Zêzere e Côa lançou uma nova empreitada, cuja empresa responsável para a conclusão das obras é a Casais, S.A. Estas obras de conclusão, segundo o Eng.º Alçada começarão dentro de 15 dias. O Director de Planeamento de Obras salientou ainda que “a Águas do Zêzere e Côa lamenta esta situação e pede desculpas pela ocorrência”.
Por: LRC
De manuel fonseca a 29 de Outubro de 2009 às 22:57
não é 56ª mas sim 26ªfeira, as minhas desculpas pelo lapso,e já agora tenho pena as fotos não aparecerem
Comentar post