A data inscrita no mesmo é 1789; a mesma da revolução francesa. A interpretação dos restantes símbolos iniciáticos ficam à imaginação de cada um, mas eu neste cruzeiro leio os seguintes sinais maçónicos:
O formato é de uma ara (o templo de Salomão que os maçons copiam em loja tem um altar do "perfume"); a data corresponde à revolução Francesa, cujo lema era liberdade igualdade e fraternidade, já antes adoptado pela maçonaria.
O nicho destinado a uma imagem religiosa, mas vazio (os maçons professam a fé no Grande Arquitecto do Universo, com tolerância para todos os credos que o aceitam - cristãos, judeus e muçulmanos).
O encaixe em forma de cubo no fuste da ara também é maçom (Simbolicamente, o Maçom vê-se a si mesmo como uma pedra bruta que tem de ser trabalhada com as ferramentas alegóricas adequadas para convertê-la em um cubo perfeito, podendo, assim, encaixar-se na estrutura do Templo do Grande Arquitecto do Universo) e por fim a cruz (só para disfarce), coroando o conjunto, pode simbolizar o Grande Arquitecto do Universo.
. Projeto "Tornar Vilar Mai...
. Quando a festa virou trag...
. Requiescat in pace, Elvir...
. Requiescat in pace, Maria...
. Tornar a Vila numa aldeia...
. Parabéns, tia Mena! 100 a...
. badameco
. badameco
. o encanto da filosofia
. Blogs da raia
. Tinkaboutdoit
. Navalha
. Navalha
. Badamalos - http://badamalos.blogs.sapo.pt/
. participe, leia, divulgue, opine