Sábado, 17 de Outubro de 2009

O Progresso de ontem

Vista na fotografia até parece bem. Mas a falta de uso e o abandono não perdoam. Eu e centenas e centenas de miúdos aprendemos aqui as primeiras letras e muito do que constitui a base do que hoje somos e sabemos. Por todo o recinto, crescem arbustos e, desordenadamente, acácias.

Que fazer?

publicado por julmar às 18:04
link | comentar | favorito
65 comentários:
De Rique a 19 de Outubro de 2009 às 02:48
Caro Amigo Papa Acorda
Pediu Ideias , pois ai vai uma e com assinante :
Passo poucos de dias em Vilar Maior,pela razao de estar muito longe mas nao esqueco Vilar Maior nem as pessoas que la residem, e defenitivmente gostaria de ter um restaurante na Terra , e nao digo que nao fosse la a comer de vez em quando nas minhas curtas estadias , mas eu daria a prioridade a outra obra.Nao sei exactamente como isso funciona devido a todas essas burocracias mas o que mais precisamos em Vilar Maior e um lar da Terceira idade,pois ha uma grande quantidade de Pessoas de Vilar Maior espalhadas pelos lares das freguesias do conselho do Sabugal , que penso eu teriam muito mais Gosto nos ultimos anos de Vida se estivessem rodeados das pessoas da Terra com quem conviveram toda a vida . Alem disso ,se pretende formar uma sociedade privada com fins lucrativos , pois esse e o investimento certo pois nao vao faltar clientes.Alem disso iria desenvolver Vilar Maior trazendo empregos , e talvez mais gente para la ,que bem precisamos .Seria talvez uma maneira de nao deixar fechar o centro de dia tambem ,que deve de estar prestes a fechar, mais dia menos dia perdendo assim mais uns quantos postos de trabalho.
Outra razao para esta obra seria uma maneira de trazer talvez mais reformados da terra a regressar e deixar as Cidades,pois depois de uma vida de stress nas cidades o sossego iria cair bem .Eu Penso que se os idosos e reformados residentes nas cidades voltariam para a Aldeia se tivessem la as condicoes que tem nas cidades estou a falar medicos,pessoas para tratar deles ,ou em casa ou nos lares ,condicoes nas habitacoes,transporte para se deslocarem,coisas que eles ja usufriram e que sao indispensaveis para eles .
Isto para mim seria a primeira obra a fazer em Vilar Maior ,O local nao creio que as escolas seriam um local ideal,pois os edificios sao muito pequenos para isso e ficaria mais dispendioso para os aumentar do que para fazer um edificio Novo de raiz.Ja agora proponho o local ideal seria no Serrado junto ao centro de Dia , Pois porque nao Falar com o meu Padrinho Jose Pedro e com a Senhora D. Mariazinha(Viuva do Sr. Carlos Freire) e arranjar ali um bocabinho de terreno de cada um a um Bom Preco??
Mais Uma vez insisto que esta obra iria trazer muita gente do povo a nossa terra , pois se os idosos e reformados estiverem na Terra , tambem os mais novos passam a ir la mais vezes para os ver , e isto tudo traz desenvolvimento,mais umas casas velhas reparadas para passar uns dias,Talvez depois com mais um pouco de movimento o meu Primo Ze Carlos se anime a abrir o tao desejado restaurante que todos querem em Vilara Maior,e que esta quase pronto e que penso que nao abre pela razao de nao haver clientes.
Outra Coisa Nao se esquecam que todos nos que usamos este Blog estamos a caminhar para a nossa Velhice , e isso seria uma maneira de nos reencontrar-mos todos na mesma casa , como uma Grande Familia .
Quanto As escolas , a minha opiniao , nao a deixem cair por favor , pois para mim tambem e um monumento De Vilar Maior (Nem a Mudem De sitio)
Para Mim seria Um Lindo Lugar Para por uma Esplanada para o Verao,e com umas piscinas ao Lado? Umas salas de jogos? para os jovens No Verao? Acho que seria uma maneira de chamar os Jovens para passarem ai uns dias nas ferias,e com as coisas bem organizadas,esse bar poderia ser esplorado pela comisao de Fetas do Sr. DosAflitos,pois creio que Durante o resto dos meses do ano nao iria ter muito negocio . ...
Pense Nisso e diga alguma coisa
Cprs
Rique






De Rique a 19 de Outubro de 2009 às 02:57
Ja agora fica aqui o convite para o nosso Presidente da Junta Antonio Cunha , e para os nossos conterraneos membros da assembleia municipal Pedro e Gata , para lerem o meu comentario e dizer qualquer coisa,desculpem os erros , mas o nosso teclado nao da para escrever em Portugues correcto ,e o verificador de ortografia esta a dar problemas .
Um Abraco
Rique


De Pedro Cardoso a 20 de Outubro de 2009 às 10:45
Caro Rique ,
É deste tipo de iniciativas e atitudes que Vilar maior precisa. Infelizmente são poucos aqueles que se lançam como tu fizeste . Sem dúvida que as dificuldades são muitas. As vozes do contra serão ainda mais. É habitual em Vilar Maior ser assim.
As razões eu sei quais são e tu também o sabes, no entanto , prefiro não as nomear para não ferir susceptibilidades.
Da minha parte, como em tudo que envolva Vilar Maior e concelho do Sabugal cá estarei para lutar e servir a minha TERRA. Por isso conta comigo.
Um abraço e cumprimentos à familia.


De Rique a 20 de Outubro de 2009 às 23:34
Obrigado Pedro
Vemos-nos no Natal
Um Abraco
Rique


De V.M. a 19 de Outubro de 2009 às 09:37
Rique, estou 100% de acordo contigo.
Claro que essas obras são de grande importância para Vilar Maior, agora restará saber quem estará interessado em integrar a equipa promotora e em liderar essa equipa, sabendo nós que em Vilar Maior, só há pessoas que critiquem e pouco quem faça, e quem faz alguma coisa ainda é criticado e sabendo nós que Vilar Maior é uma terra desunida.


De Sentinela a 19 de Outubro de 2009 às 10:44
Caro V.M.
Julgo que mais importante do que dizer "estou 100% de acordo e de criticar quem critica", é não alimentar ilusões nas pessoas que desconhecem determinadas realidades.
Ou será que desconhece que em Vilar Maior não é possível construir e explorar nenhum lar de 3ª. idade na conjuntura actual ? Não me pergunte quais os normativos legais que o impedem porque não os conheço, mas alguém responsável por essas matérias me garantiu dessa impossibilidade. Tivessem acordado antes da construção do lar da Bismula e aí outro galo cantaria.


De Sentinela a 19 de Outubro de 2009 às 10:48
Rectificação.
Onde se lê "não alimentar ilusões",
leia-se, " alimentar ilusões".


De Anónimo a 19 de Outubro de 2009 às 11:00
Ideias... Tantas! Castelos no ar... Esperem por daqui a dez anos e contem as pessoas que ainda residem em Vilar Maior. Já vão tarde. Vilar Maior, morreu...


De Anónimo a 19 de Outubro de 2009 às 11:58
Vilar Maior pode morrer, mas o castelo ficará sempre em pé


De Rique a 19 de Outubro de 2009 às 13:41
Ola V.M.
Estou de acordo consigo em parte do seu comentario ,no que diz parte as criticas, eu sei que eu propio vou ser criticado,como ja foi anteriormente, mas isso a mim nao me importa , pois nao tenho medo,"NEM VERGONHA DE PEDIR AJUDA QUANDO FOR NECESSARIO " mas se todos levarem a coisa da mesma forma e pensarem dessa maneira , nunca chegaremos a lado nenhum , e como diz o sentinela mais abaixo , ja talvez deixa-mos passar o barco por esse mesmo motivo .Os da Bismula ja se nos adiantaram.
Infelizmente estou muito longe e nao posso exercer tais funcoes,nem estou inteirado com a parte legeslativa, mas no que me cabe farei tudo o que for possivel e esteja ao meu alcance para que essa obra tenha inicio e fim e que dela possa-mos ter proveito.Ja sei que nao temos a viver em Vilar Maior muita gente para Dirigir e fazer uma obra dessas, mas realmente tambem nao e necessaria muita gente , Veja a obra da Bismula , So foi necessaria uma pessoa De garra para coordenar e saber mexer os papelinhos,Os aleados e o resto vem depois,e terao de ser escolhidos por essa mesma pessoa. Agora ,nao me venha dizer que em Vilar Maior nao Ha gente com Capacidade para dirigir e formar essa equipa,porque esta mais uma vez a desvalorizar a nossa gente e a deixar que os outros o ignorem.Por acaso sabe-me dizer quantos Engenheiros e Doctores Formados Ha em Vilar Maior? Sao muitos ,muitos deles que eu e o Senhor (a) nem sequer conhece-mos ,e sera que essas pessoas nao sentem nada por a nossa Terra?Eu penso que sim e fossem convidados para dar uma ajudinha e formar parte dessa equipa,penso que nao iriam renunciar. Quer que eu nomeie nomes que podem fazer Parte da Equipa ? Sim senhor Temos em Vilar Maior pessoas que acredito tem capacidade para o fazer por exemplo :
Barabara Cardoso, Claudia Marques ,Pedro Cardoso, Antonio Gata,Miguel Pina ,Ze Manel Ribeiro,Julio Marques, Carlos Marques, Joao Valente,Joaquim Santos,Antonio Cunha e muitos,muitos outros mais que eu nao me lembro ,e que consultam este blog mas que tenho a certeza que dariam uma ajuda e podem fazer parte dessa equipa.
Assim "Venho Pedir" mais uma vez aos Vilarmaiorenses Constructivos ,(nao passivos e criticos )que se identifiquem quando a responder a este comentario e que se forme essa equipa Ja gora ia pedir ao Dr. Julio Marques que ponha um sitio aberto onde se possam escrever os interessados para formar essa equipa,e o meu nome estara la para cooperar naquilo que eu poder e estiver ao meu alcance .
O meus agradecimentos antecipados a todos que queiram Dar uma ajuda .
Obrigado Julio Marques
Cprs
Rique


De Anónimo a 19 de Outubro de 2009 às 14:22
Tenho grande curiosidade em saber a percentagem dos nomeados neste comentário que irão apor o seu nome na lista. Mas no meu entender não devem ser muitos


De Anónimo a 19 de Outubro de 2009 às 16:25
Eu não... Tirem-me do saco, que para mim já chega.


De Rique a 19 de Outubro de 2009 às 21:21
Mais uma vez , para quem nao sabe ler tenham o valor de se identificar, pois assim temos a certeza de nao os incluir na Lista , e ja agora da minha parte os seus comentarios e o seu entender sao Dispensados, e esteja descansado que para si vai Chegar , como vai chegar a todos nos o dia em que vai precisar desse lar,e o vao mandar desterrado para outro lugar onde nao conhece ninguem.
Obrigado


De O AGRICULTOR a 19 de Outubro de 2009 às 22:13
Estou a gostar da atitude de alguém que quer fazer alguma coisa pela VILA mas temo que outros tudo farão para não se seguir em frente , pois a inveja dessas pessoas é muito forte e não querem união .
Desde já agradeço essa atitude .
Só lamento em parte a atitude do GATA , tem uma mágoa tão grande ? é cansaço ? desgaste ? pois ás vezes é preciso seguir em frente para ultrapassar isso tudo .


De Carlos Martins a 19 de Outubro de 2009 às 22:21
Efectivamente é de enorme importância o contributo deste Blog. Sem sombra de dúvida que se convocarmos uma reunião com presença de todos os intervenientes, em Vilar Maior, nem cerca de 10% apareceria (claro que não me refiro aos que por motivos profissionais estão longe, mesmo muito longe, como é o caso do Henrique, por exemplo), pois muitos estão relativamente perto (em Portugal) e calculo que pouco se preocupam com os problemas de Vilar Maior (o que poderá de certa forma ser o meu caso, pois não me excluo e desde já aqui manifesto a minha culpa). Já tive oportunidade de conversar com algumas pessoas, sobre a necessidade de o Centro de Dia poder evoluir para lar de 3.ª idade, ao que me foi referido que o processo é bastante burocrático (como é habito em Portugal), logo demorado e muito dispendioso (projecto, construção, licenciamento e manutenção laboral), que se justificaria com uma taxa de ocupação na ordem das dezenas de camas.
Assim e fazendo uma análise e atendendo a casos práticos (como é o caso da Bismula):
1 - Verifica-se que para estas instituições funcionarem, para além de um investimento inicial elevado (que poderá ser mais ou menos fácil de conseguir) e o seu retorno demorado;
2- Além das dificuldades já referidas, acresce-se a quantidade de mão-de-obra, necessária para o seu funcionamento, que a julgar na freguesia não existir (o que já está a acontecer na Bismula) , visto que casais jovens já são poucos e a quererem trabalhar nestas instituições nenhuns.
3- Também não estou a ver nenhum dos comentadores (ou outros) a regressar a Vilar Maior e aí recomeçar uma nova vida, mesmo com a promessa de emprego certo no Lar;
Claro será que para se fazer evoluir a nossa terra, seriam necessárias medidas com coragem, dedicação e “amor à causa”, muitas vezes com o sacrifício da própria vida pessoal, pois os procedimentos a tomar assim o obrigariam.
Assim não estou a ver ninguém que possa manifestar esse compromisso, que viva em ou fora de Vilar Maior (assim eu esteja enganado).


De Rique a 19 de Outubro de 2009 às 23:00
Amigo Carlos
Agradeco o teu interesse e participacao no Assunto, e espero de ter mais um apoiante ,mesmo que agora nao o divulgasses. Em primeiro lugar quero-te dizer que defenitivamente nao ha mao de obra em Vilar Maior para desempenhar essas funcoes , mas nas outras terras tambem nao havera e os lares estao em funcionamento, com lutacao esgotada. Ja sei que me vais dizer que as pessoas nao querem ir para as Aldeias e preferem estar desempregadas nas cidades,a receber do fundo de desemprego, mas o fundo de desemprego tambem acaba e as pessoas tem que ir para onde estao os empregos,e hoje toda a gente tem carro e pode-se deslocar para os Empregos.So em Vilar maior Ja estao a trabalhar 4 empregadas no centro de dia , que seguramente iriam conservar os seus empregos. Eu penso que a mao de obra para o lar nao vai ser um problema,pois neste momento em Portugal , assim como em todo o resto do mundo Ha muita falta de emprego, e gente com vontade de trabalhar
Um Abraco
Rique


De Carlos Martins a 19 de Outubro de 2009 às 23:12
Amigo Rique
Como sabes, sou sempre um apoiante de todas as iniciativas que envolvam o desenvolvimento da nossa terra.
Um abraço


De Rique a 19 de Outubro de 2009 às 23:18
Obrigado Carlos
Ja somos tres e a conta continua a subir
Um Abraco
Rique


De Manuel Maria a 22 de Outubro de 2009 às 10:56
Muito mau sinal seria seria apenas fossem três...


De Manuel Maria a 20 de Outubro de 2009 às 11:07
Tudo muito bonito, mano. Mas só uma pergunta: Se por qualquer acaso o estado se "cortasse" com as verbas à última hora, como aconteceu na Bismula, havia em Vilar Maior quem se "chegasse à frente" com 50.000,00€ como fez cada um dos membros da comissão da Bismula?


De O Monge a 20 de Outubro de 2009 às 19:23
Eles que o puseram do próprio bolso, sabem que o vão buscar e até com juros.


De Fiel ao sr. "Leal" a 20 de Outubro de 2009 às 10:33
E o "chega" foi assim tanto. Ou realiza-se assim com tão pouco... deste tipo de gente que se resigna à primeira árvore plantada a RAIA SABUGALENSE não precisa.


De Fiel ao Sr. "Leal" a 20 de Outubro de 2009 às 10:34
O comentário é a resposta ao Sr. Anónimo.


De Bárbara Cardoso a 20 de Outubro de 2009 às 15:13
Olá,

Não se preocupe. Para o saco não vão anónimos.
Cpts.
Bárbara Cardoso


De Manuel Maria a 20 de Outubro de 2009 às 15:45
Esse anónimmo deve ser gato . E com tanta aversão ao saco, só pode estar escaldado... Suponho eu...


De Anónimo a 20 de Outubro de 2009 às 16:01
Não será um saco azul?


Comentar post

.Memórias de Vilar Maior, minha terra minha gente

.pesquisar

 

.Abril 2021

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
15
16
17

18
19
20
21
22
23
24

25
26
27
28
29
30


.posts recentes

. Feliz Páscoa - Mandar rez...

. Igreja da Senhora do Cast...

. Gente da minha terra

. Manto Branco

. Projeto "Tornar Vilar Mai...

. Quando a festa virou trag...

. A Vila e suas gentes

. Requiescat in pace, Elvir...

. Requiescat in pace, Maria...

. Tornar a Vila numa aldeia...

.arquivos

. Abril 2021

. Março 2021

. Fevereiro 2021

. Janeiro 2021

. Dezembro 2020

. Novembro 2020

. Outubro 2020

. Setembro 2020

. Agosto 2020

. Julho 2020

. Junho 2020

. Maio 2020

. Abril 2020

. Março 2020

. Fevereiro 2020

. Janeiro 2020

. Dezembro 2019

. Novembro 2019

. Outubro 2019

. Setembro 2019

. Agosto 2019

. Julho 2019

. Junho 2019

. Maio 2019

. Abril 2019

. Fevereiro 2019

. Janeiro 2019

. Dezembro 2018

. Novembro 2018

. Outubro 2018

. Setembro 2018

. Agosto 2018

. Junho 2018

. Maio 2018

. Março 2018

. Fevereiro 2018

. Janeiro 2018

. Dezembro 2017

. Novembro 2017

. Setembro 2017

. Agosto 2017

. Julho 2017

. Junho 2017

. Maio 2017

. Abril 2017

. Março 2017

. Fevereiro 2017

. Janeiro 2017

. Dezembro 2016

. Novembro 2016

. Outubro 2016

. Setembro 2016

. Agosto 2016

. Julho 2016

. Junho 2016

. Maio 2016

. Abril 2016

. Março 2016

. Fevereiro 2016

. Janeiro 2016

. Dezembro 2015

. Novembro 2015

. Outubro 2015

. Setembro 2015

. Agosto 2015

. Julho 2015

. Junho 2015

. Maio 2015

. Abril 2015

. Março 2015

. Fevereiro 2015

. Janeiro 2015

. Dezembro 2014

. Novembro 2014

. Outubro 2014

. Setembro 2014

. Agosto 2014

. Julho 2014

. Junho 2014

. Maio 2014

. Abril 2014

. Março 2014

. Fevereiro 2014

. Janeiro 2014

. Dezembro 2013

. Novembro 2013

. Outubro 2013

. Setembro 2013

. Agosto 2013

. Julho 2013

. Junho 2013

. Maio 2013

. Abril 2013

. Março 2013

. Fevereiro 2013

. Janeiro 2013

. Dezembro 2012

. Novembro 2012

. Outubro 2012

. Setembro 2012

. Agosto 2012

. Julho 2012

. Junho 2012

. Maio 2012

. Abril 2012

. Março 2012

. Fevereiro 2012

. Janeiro 2012

. Dezembro 2011

. Novembro 2011

. Outubro 2011

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

. Março 2007

. Fevereiro 2007

. Janeiro 2007

. Dezembro 2006

. Novembro 2006

. Outubro 2006

. Setembro 2006

. Agosto 2006

.links

.participar

. participe, leia, divulgue, opine

blogs SAPO

.subscrever feeds