Desde1924 até 1985 esteve esta pérola escultural esteve abandonada frente à Senhora do Castelo, igreja onde exerceu função na entrada de muitos vilarmaiorenses na Igreja de Cristo. Na falta da sua função específica, servia de enquadramento à fotografia.
Quem é quem?
De Vila a 30 de Março de 2010 às 22:28
Não, desta vez em relação aos personagens "não vou lá".
Mas deixem-me acrescentar que serviu na verdade de enquadramento á obtenção de inúmeros retratos e não só; conheci muitos aqui obtidos e tenho pena do seu desaparecimento (mudanças de casa, gavetas e mais gavetas...), tinha algumas de crianças que são agora mulheres, mães de filhos e mesmo já avós, que aproveitavam a pia baptismal para aí ugarem a burra e desse modo subirem para o seu dorso. Estaríamos nos anos 60.
De Ribacôa a 31 de Março de 2010 às 19:59
Com gente citadina e por certo com idas meramente esporádicas à Vila, nem com a ajuda da lupa lá vou.
De 3vairado a 31 de Março de 2010 às 23:39
Devo tê-la visto em 1968 ou 69, quando fiz a minha primeira visita de estudo a Vilar Maior. Eu andava na 4ª classe. Tenho uma difusa imagem das espirais.
A última vez que estive no castelo foi há dois anos e, claro, não a vi.
Para onde foi depois de 1985?
Há vestígios materiais ou imateriais da presença (ou da passagem) dos judeus por Vilar Maior?
Obrigado
De O Ilustrado a 1 de Abril de 2010 às 09:37
A pia baptismal encomtra-se agora na Igreja Matriz, esperando, ano após ano, poder vir a desempenhar a função para que foi talhada.
Quanto a judeus por aqui viveram noCimo da Vila e vestígios não faltam, nomeadamente inscrições nas portas de habitação.
De O Ilustrado a 1 de Abril de 2010 às 09:54
Vá lá, então é assim tão difícil?
Um dia de Verão gente que veio da cidade visitar os familiares.Quatro dos figurantes olham para dentro da pia baptismal e paenas dois posam para o fotógrafo. A foto tem garamtidamente 50 anos o que significa que os personagens andarão por roda dos 70 anos com óbvia ecepção do garoto.
A senhora da esquerda, de lenço na cabeça se não é imita muito bem a filha mais velha do senhor António Lucrécio - a Mariazina. O casal ao lado direito da mesma será ele o fihlo do senhor Aurélio Simões.As duas jovens - belas raparigas - serão filhas da ti Mariana Ferreira, uma delas de nome Tila.Quanto ao Jovem cujo peso assenta no pé direito e em dois dedos da mão esquerda, não me sendo estranha a figura não arrisco palpite.
Se não for o que digo, digam lá como é!
De simoes a 10 de Junho de 2011 às 23:48
Da dta. para a esqa.é, a nora do sr.Aurélio Simoões,Natália Simões,Joaquina Simões,Joaquim Simões,Rui Simões,Alcina Simões,Ana Simões e Sr.Raúl Araújo.
Comentar post