Há-de ter visto nascer o Castelo, a Ponte e o Pelourinho; e a Igreja de S. Pedro e todas as outras capelas. Será talvez a testemunha mais antiga dos que por aqui passaram, do que por aqui se passou. Quem atentar nas paredes e aberturas verá que sofreu remodelações ao longo dos séculos. Por fim, e ainda no calor anticlerical da Primeira República, destruiram-lhe o corpo para erigirem o cemítério. Não sabemos quanto tempo mais aquele arco vai aguentar.
Ó senhora do Castelo
Protegei esta Princesa
Nunca lhe deixeis roubar
O manto da realeza.
De Vila a 24 de Outubro de 2010 às 22:09
Com o estado da economia do país na situação presente, não me parece que haja algum organismo oficial que tenha a audácia de sonhar em valer a este estado de ruínas. Quando nada foi feito "no tempo das vacas gordas", não é provável que seja nos tempos que correm.
É pena que tal aconteça pois não se afigura que este equilibrio das pedras seja muito duradouro. Apenas restarão as fotos para os vindouros, além de um amontoado de pedras!!.
De V.M. a 24 de Outubro de 2010 às 22:36
Um amontoado de pedras? Isso seria se as não roubassem, atendendo às suas faces, e com a crise que vai quem não gostaria de as ter numa parede de uma sua propriedade. A não ser que os senhores do património lá coloquem um segurança noite e dia para as não roubarem. É caso para dizer: NEM FAZEM NEM DEIXAM FAZER, são uns empatas. Pode ser que acordem com o estrondo das pedras a cair. Se não acordarem com este pode ser que acordem com o estrondo da ponte a cair , pois caminha para o mesmo fim.
De Saudosista a 24 de Outubro de 2010 às 23:36
Adorava ver uma foto desta relíquia antes de arruinada. Dizem que possuía alpendre e campanário. E que bom seria se houvesse alguém que possuísse uma fotografia antes do desmoronamento e a pudesse ceder a fim de ser extraída cópia para ser publicada neste espaço.
Existe uma réplica dessa foto (por volta de 1926) na sede da junta de Freguesia.
De Saudosista a 27 de Outubro de 2010 às 15:02
Os meus agradecimentos ao Manuel Maria pela informação. Agora só faltará mesmo, alguém que tome a iniciativa de a divulgar aqui. Por mim, tudo farei para a ver ou obter quando for à vila .
De tiz a 27 de Outubro de 2010 às 21:03
será que essa foto e mesmo a capela da Senhora dos castelo?
De Pessimista a 27 de Outubro de 2010 às 22:56
Qual? Se se refere à que está na Junta de Freguesia é uma boa pergunta. E quem poderá confirmar?
De Arraiana a 26 de Outubro de 2010 às 17:50
Fico muito triste em ver estas memórias serem deixadas ao deus dará e não haver ninguém que lhes deite uma mãozinha". Os nossos autarcas têm que pressionar quem de direito para a recuperação destes imovéis ou pelo menos mantê-los . Cabe a todos nós não os deixar cair.
De Vila a 26 de Outubro de 2010 às 22:12
Na minha maneira de ver, e falando em "quem de direito", é que neste momento e mais que nunca, esses são dos que nem fazem nem deixam fazer. Um autarca por mais que dedicadamente pretendesse por algum meio, acudir a coisas deste natureza, não o poderia fazer, dado haver organismos oficiais para tratar desses assuntos. O resultado é o que se verá num tempo que já não virá longe. Na verdade é muito triste o que se passa nestas áreas (em todas diria eu!!::::).
De V.M. a 26 de Outubro de 2010 às 22:23
Então é caso para dizer que esses senhores são os zeladores do património nacional. Mas já há alguma classificação de monumentos em Vilar Maior? É que se há não parece pois não é considerada aldeia histórica. Isto das modernices tem muito que se lhe diga, pois quando fizeram o favor de a destruir ninguém apareceu para punir quem causou tamanho dano, portanto na altura é que deveria ter sido reparado o mal feito. Agora já não é como antigamente só se fazem inventários no papel, as intervenções nos monumentos é só nas grandes cidades e se a capela não foi intervencionada desde então também já o não será, ainda mais em tempo de vacas esqueléticas (pois as magras já lá vão).
De Anónimo a 29 de Outubro de 2010 às 22:27
terceira maravilha de V. M.?
http://www.guiadacidade.pt/portugal/redir.php?artid=15037
De o ilustrado a 31 de Outubro de 2010 às 09:48
Talvez a sugestão seja boa ... mas o link não linca
Comentar post