Há-de ter visto nascer o Castelo, a Ponte e o Pelourinho; e a Igreja de S. Pedro e todas as outras capelas. Será talvez a testemunha mais antiga dos que por aqui passaram, do que por aqui se passou. Quem atentar nas paredes e aberturas verá que sofreu remodelações ao longo dos séculos. Por fim, e ainda no calor anticlerical da Primeira República, destruiram-lhe o corpo para erigirem o cemítério. Não sabemos quanto tempo mais aquele arco vai aguentar.
Ó senhora do Castelo
Protegei esta Princesa
Nunca lhe deixeis roubar
O manto da realeza.
De V.M. a 24 de Outubro de 2010 às 22:36
Um amontoado de pedras? Isso seria se as não roubassem, atendendo às suas faces, e com a crise que vai quem não gostaria de as ter numa parede de uma sua propriedade. A não ser que os senhores do património lá coloquem um segurança noite e dia para as não roubarem. É caso para dizer: NEM FAZEM NEM DEIXAM FAZER, são uns empatas. Pode ser que acordem com o estrondo das pedras a cair. Se não acordarem com este pode ser que acordem com o estrondo da ponte a cair , pois caminha para o mesmo fim.
De Saudosista a 24 de Outubro de 2010 às 23:36
Adorava ver uma foto desta relíquia antes de arruinada. Dizem que possuía alpendre e campanário. E que bom seria se houvesse alguém que possuísse uma fotografia antes do desmoronamento e a pudesse ceder a fim de ser extraída cópia para ser publicada neste espaço.
Existe uma réplica dessa foto (por volta de 1926) na sede da junta de Freguesia.
De Saudosista a 27 de Outubro de 2010 às 15:02
Os meus agradecimentos ao Manuel Maria pela informação. Agora só faltará mesmo, alguém que tome a iniciativa de a divulgar aqui. Por mim, tudo farei para a ver ou obter quando for à vila .
De tiz a 27 de Outubro de 2010 às 21:03
será que essa foto e mesmo a capela da Senhora dos castelo?
De Pessimista a 27 de Outubro de 2010 às 22:56
Qual? Se se refere à que está na Junta de Freguesia é uma boa pergunta. E quem poderá confirmar?
Comentar post