Quarta-feira, 27 de Março de 2013
É um facto histórico que os nossos antepassados fizeram parte da infantaria cartaginesa, tendo dado um importante contributo para as vitórias de Anibal, em Canas e no Lago Transimeno.
As crónicas registam-no.
E, embora com as fantasias que lhe são inerentes, a poesia heróica revoca-o.
No final do Canto II, da epopeia Viriato Trágico, de Bras Garcia de Mascarenhas, Lisias oferece-se para cantar em analepse a história duma guerra entre Roma e Cartago, a segunda guerra púnica, que teve início na Hispania.
Em corolório, o Canto III, intitulado Antiguidade, depois de referir a dupla vitória lusitana sobre os fenícios de Cadiz e a entronização de Viriato como rei dos celtas, apresenta uma aliança entre Aníbal e o herói ibérico, chegando a fantasiar a participação deste nas guerras púnicas e a atribuir aos lusitanos - e quanto a este ponto não há fantasia, mas sim a constatação duma realidade - a vitória de Canas
Foi a quarta batalha junto a Canas
Pobre aldeia, por ela muito notória
Da qual às nossas armas lusitanas
Se deve a maior parte da vitória
É, na verdade, facto indesmentível, a presença – e gloriosa – de lusitanos nas hostes de Cartago
Contrariamente, nem a poesia, nem a lenda, nem a história fazem referência ao recrutamento de lusitanos para integrarem as legiões romanas. Restringidas a cidadãos da própria Roma.
Que com eles terão preenchido os acampamentos que deram origem às cidades
de Lião, em França, e Leão, na Espanha
Ou por terem assim suficiente municiamento ou por desconfiarem da lealdade dos povos colonizados, eram romanos tanto os militares como os administrativos.
Um destes terá sido Cesarão, que terá dado o nome ao curso de água, que ladeia as povoações de Aldeia da Ponte, Aldeia da Ribeira e Vilar Maior, toponímia como se vê fortemente por ele influenciada.
O aposto Cesaréu pode ter aparecido para contrapor à grandeza do sufixo ão uma ideia de pequenez ... do rio ou do cargo ... aquele mero subafluente, este pouco mais do que decaviro, pois pequena seria a guarnição do seu comando.