A ideia da predestinação é uma ideia arquétipica. Persiste e aparece em toda a parte e sob as mais diversas formas, costumando servir de explicação para o inexplicável.
O povo pressupõe-a nos santos. É como se Deus os escolhesse antes de nascerem.
Ás vezes como prémio às virtudes dos pais ou a um acto de excepcional relevância por eles praticado.
E, não raro, o nascimento dum santo ou de um homem ou mulher de virtude é anunciado aos seus progenitores através de uma aparição ou de um sonho.
Os poderes sobrenaturais adquirem-se por predestinação, por herança, por transmissão mágica, pela frealização dum acto muitas vezes involuntário, até por uma circunstancia alheia, que pode passar mesmo desapercebida a quem os recebe.
O bento que cura doenças apondo as mãos no enfermo e pode fazer levedar o pão ou remediar o vinho que já vai para vinagre e opera muitas outras maravilhas tem esse poder por ter nascido quando o Menino Jesus ou seja numa noite de Natal ou por ser o sétimo filho quando a mãe antes já tenha dado á luz seis varões seguidos.
Como sinal da predestinação, o ungido de Deus pode trazer uma cruz no céu da boca, outra no peito.
O ser o sétimo filho seguido do mesmo sexo é ambivalente, pois o varão, em vez de homem de virtude, pode virar lobishomem e, se forem sete mulheres seguidas a nascer, a sétima pode dar em bruxa..
Ás vezes, os poderes sobrenaturais são hereditários, sucedendo-se geração após geração, os membros da família que curam o meigalho e a ferida de olho, tiram o diabo dos corpos, adivinham coisas ocultas, passadas e futuras e descobrem autores de roubos e malefícios...
Os valuros ou baluros, antigos bruxos que andavam de terra em terra, pedindo para as onze mil virgens e fazendo de rezadores, curandeiros, feiticeiros e adivinhos, tinham virtudes que lhes advinham da terra onde nasceram.
O mal de olhado - em galego Frida D-ollo ...
Trata-se de poder que se atribui às bruxas, mas também é partilhavel por pessoas inocentes do mal que fazem - poder maligno que adquirem por predestinação.
O que faz mal sem querer, para o prevenir, baixa os olhos, diminuindo assim a força dos raios deletérios. Quem tem esse poder e conscientemente o utiliza são as bruxas.
Mas como se chega a bruxa, explica-se de várias maneiras.
Pelo nascimento, sendo a sétima filha consecutiva de um dado casal.
Ou por herança ou investidura, que podem ser actos involuntários.
Uma bruxa não pode morrer sem deixar os seus poderes a outra pessoa, o que faz entregando-lha a vassoura ou o caçoilo dos unguentos. Ou até, simplesmente apertando-lhe o pulso, enquanto diz Herda, herda...
Chama-se a isto passar os novelos.
A predestinação e a herança funcionam também relativamente às feiticeiras práticas.
Muitas destas sofrem de anomalias psíquicas, como ataques epiléticos, crises de sonambulismo, etc...
Por vezes, diz-se que carregam espíritos, que à hora da morte, transmitirão a terceiros
Há quem tenha o corpo aberto e, por isso, pela sua boca, falam outros, anjos ou demónios, quando não mesmo defuntos de pouco tempo.
Há feitos casuais que determinam um fado destes para uma pessoa.
Assim, se no acto do batismo, o sacerdote emprega, em vez do óleo dos vivos, o
da extrema-unção o neófito adquire o poder de ver as coisas ocultas, inclusive a sorte dos defuntos no outro mundo ou anunciar o próximo vizinho a finar-se, nem que o indicado esteja de perfeitíssima saúde.
Há outros factos, meramente casuais e episódicos, que determinam virtude.
Assim, se um homem que anda lavoirando asdrega de matar uma toupeira, adquire, ipso facto, a virtude de curar doenças e aplacar dores, mediante a simples aposição de mãos.
. Feliz Páscoa - Mandar rez...
. Igreja da Senhora do Cast...
. Projeto "Tornar Vilar Mai...
. Quando a festa virou trag...
. Requiescat in pace, Elvir...
. Requiescat in pace, Maria...
. Tornar a Vila numa aldeia...
. badameco
. badameco
. o encanto da filosofia
. Blogs da raia
. Tinkaboutdoit
. Navalha
. Navalha
. Badamalos - http://badamalos.blogs.sapo.pt/
. participe, leia, divulgue, opine