António Robalo, candidato a Presidente da Câmara do Sabugal
As respostas do candidato à Presidência Da Câmara do Sabugal a algumas das questões que me pareceram interessar aos vilarmaiorenses. O agradecimento pelas respostas que pretendemos esclarecedoras.
QUESTÕES
1.
Além de Presidente, que outros laços o ligam a Vilar Maior?
Laços familiares e de amizade…é uma das aldeias que marcaram a minha infância! Recordo as festas do Sr. dos Aflitos e as peripécias com os meus primos, bem como mais tarde o espirito de convivialidade e encontros nas boas adegas!
2.
Dado o património histórico, monumental e arqueológico, como enquadra Vilar Maior na sua estratégia de desenvolvimento do concelho?
Penso que Vilar Maior, após a requalificação que sei inacabada e com necessidade de alguns ajustes, inclusive alguns conflitos técnicos…terminado as ações físicas de promoção do Castelo, com circuito de visitação…penso que devemos deitar mão a um elemento patrimonial que pode vir dinamizar imenso a aldeia, falo do casario envolvente, que devemos lutar para conseguir uma operação integrada de recuperação, sempre em harmonia com os proprietários e trabalhar a refuncionalização dessas casas, nomeadamente com ateliers de ofícios tradicionais. Claro que tudo isto é muito fácil de pensar…mais difícil é por no terreno, pois exige, muito planeamento, concertação, etc. e dinheiro, ou pelo menos um plano de incentivos!
3.
O que é que durante o mandato que agora termina foi feito de relevante em Vilar Maior?
Refiro apenas a obra em que mais me empenhei…a promoção do monumento que é o castelo, e a instalação do circuito de visitação, bem como o trabalho de recuperação dignificação do museu levantamento de espólio museológico.
4.
As obras de acesso ao Castelo levantaram grande polémica. O que pensa da obra efetuada e em que fase se encontra?
Houve paragem obrigatória pelo facto de aparecimento de situações imprevistas…que levou a ponderação de soluções/respostas com o aval da Direção Geral de Cultura…mas já veio parecer favorável que permite o avanço dos trabalhos. Quanto ás soluções técnicas são sempre discutíveis, nomeadamente o acesso! Mas têm uma vantagem: não interferem com o existente e em qualquer momento pode ser reposta a situação inicial.
5.
As habitações da cidadela antiga (cimo da vila) estão na maioria em grande estado de degradação apesar de todas as infraestruturas construídas. Há algum plano de intervenção?
Já respondi…não propriamente plano, mas ideia exata daquilo que penso ser o melhor para vilar maior e para o concelho, aumentando de certeza atratividade e interesse pelo local!
6.
O arco da Igreja da Senhora do Castelo (provavelmente o monumento mais antigo) está em eminente estado de queda. Poderá tomar alguma medida para a evitar?
Nunca me colocaram essa questão, neste momento não tenho opinião!
7.
Há alguma questão que gostaria que lhe tivesse feito?
Penso que não…quero no entanto reforçar a ideia inicial de um muito especial por Vilar Maior e a imagem permanente do meu saudoso tio “Ti Zé da Ruvina”.
Obrigado amigo Júlio!
Júlio Marques
. Feliz Páscoa - Mandar rez...
. Igreja da Senhora do Cast...
. Projeto "Tornar Vilar Mai...
. Quando a festa virou trag...
. Requiescat in pace, Elvir...
. Requiescat in pace, Maria...
. Tornar a Vila numa aldeia...
. badameco
. badameco
. o encanto da filosofia
. Blogs da raia
. Tinkaboutdoit
. Navalha
. Navalha
. Badamalos - http://badamalos.blogs.sapo.pt/
. participe, leia, divulgue, opine