
De onde foi tirada a fotografia? Foi Tirada de manhã ou de tarde?
O carvalho é uma árvore de folha caduca e só assim é possível esta perspectiva de Vilar Maior.
De Ribacôa a 19 de Fevereiro de 2008 às 19:21
De onde foi tirada? Talvez da Tapada das Portas ou da "Felipa ". De manhã? de Tarde? Pois... Eu bem fito o relógio da torre mas nem de binóculos lá chego. Não sei se o sol paira sobre Vilar Maior, sei sim, que ele brilha no cimo da aba voltada a sul do Vale de Castanheiros, ali bem perto do ponto mais alto do Cabeço do Penicôto . É verdade que o sol quando nasce atinge, primeiramente, os pontos mais altos, mas também é verdade, que no ocaso, são esses mesmos pontos os últimos a serem tocados pelos seus raios. Por isso, o mais importante, é que o sol ao nascer nasça para todos.
De Ribacôa a 20 de Fevereiro de 2008 às 08:53
Alguém me deu uma "dica" quanto ao período do dia em que a foto foi tirada e diz que foi de tarde. Alicerça a afirmação com base na sombra projectada pelos carvalhos, o que faz todo o sentido. O problema é que eu não consigo enxergar as sombras. Fossem os carvalhos árvores de folha perene ou persistente e esse elemento seria decisivo.
De "O Vila" a 21 de Fevereiro de 2008 às 18:27
Isto serve como experiência do primeiro comentario que faço a um assunto abordado.
Pois a foto é tirada da felipa e teve lugar da parte de tarde olhando á silhueta da sombra projectada pelos carvalhos (ainda que sem folhas, pois se as tivessem não era possivel obter esta fotografia tal como é apresentada).
De
julmar a 21 de Fevereiro de 2008 às 21:27
As boas vindas ao « O Vila» que acertou quanto ao sítio de onde a fotografia é tirada e quanto ao tempo.
um recanto de que gosto desde miúdo
De Vilar a 22 de Fevereiro de 2008 às 10:42
Alguém poderá saciar a minha curiosidade quanto ao local das casas que se vêem em primeiro plano? Será o sítio da Bizarra? (curioso este topónimo). É que as casas, tal como as pessoas, são mais difíceis de identificar pelas costas.
De
julmar a 23 de Fevereiro de 2008 às 21:55
A Fotografia é tirada da Filipa ao cimo da vinha do Henrique. As casas em primeiro Plano são as pertencentes aos herdeiros de José Ribeiro e José Pedro. Não sei se a Bizarra fica por aí.
De Vilar a 23 de Fevereiro de 2008 às 23:12
Caro julmar . Muito obrigado pela "dica". Tenho a (quase) certeza de que o nome do sítio é mesmo BIZARRA. E num dos recantos aí existentes (nas traseiras de uma casa dos Pedros), por mais de uma vez foi escondido o cepo do toco de Natal (previamente roubado), no período compreendido entre o furto e o dia 24 de Dezembro. E eu até participei em algumas dessas façanhas.
Comentar post