
Este é o grupo da acção católica. O lugar - a escadaria das Rebochas (os sobrenomes afeminavam-se quando referidos ao sexo feminino); o tempo - não arrisco o ano - década de 40.
Já fiz a parte fácil. Agora descubram as meninas!
De "O Vila" a 28 de Março de 2008 às 23:58
Sinceramente que em relação "ás meninas" não me "estrevo " a arriscar o nome nem duma que seja...
porém sendo dos anos 40 arrisco o nome do padre, ainda que nunca o tenha visto...será então o padre José Batista ( na altura seria com toda a certeza Baptista....).
Será que acertei?.
De
julmar a 29 de Março de 2008 às 00:07
Pois, não acertou! Trata-se de um missionário que por ali passou ... a missionar.
Até colocava como hipótese que uma cruz que existe, na parede do lado direito da Igreja Matriz, serviu ara comemorar o evento. A ser assim foi no ano de 1947.
Amora da Silva
De Katekero a 29 de Março de 2008 às 00:35
Pois há que convir que não é fácil. A ser em 1947, muitos de nós nem sequer seriamos nascidos. Digo eu. Quem costuma saber destas coisas é o Ribacôa . Por onde andará ele que não tem dado o seu precioso contributo ultimamente?
De "O Vila" a 29 de Março de 2008 às 13:07
Pois é, todos fazem falta, mas de facto a do Riba.Côa é ainda mais notória. Creio que, felizmente, não será por doença dele mas sim por "achaque" (temporário??) do seu computador. Esperemos que a razão seja somente essa. Sabemos é que não pode comunicar porque a ele, tal como diz Manuel Alegre, "ninguém o cala"!!!....
De "O Canivete" a 29 de Março de 2008 às 15:18
Não fazendo uma pequena ideia de quem sejam os personagens, se fosse nos dias de hoje, arriscaria que não conhecendo as pessoas, identificaria o pau que uma "menina" (?) empunha, em primeiro plano (deverá ser provavelmente uma bandeira...), como sendo o que serve de bengala à Lurdes Badana .
É somente isso que me ocorre em relação à identificação de pessoas ou coisas.
De
julmar a 29 de Março de 2008 às 16:00
Tintimportintim
A menina que está com a bandeira é a Lúcia Leonardo.
De Anónimo a 30 de Março de 2008 às 20:04
Então, ninguém descobre quem são estas meninas? Hoje, as que ainda sºao vivas andam na casa dos oitenta. Então, do lado esquerdo do missionário têm Filomena Duarte, conhecida por sapateira por ser essa a profissão do pai. Mas a sua profissão era costureira, arte que ensinou a muitas outras jovens. De todas, talvez tenha sido a que levou mais a peito os ensinamentos do missionário.
amora da silva
De Anónimo a 31 de Março de 2008 às 22:58
E só porque nunca se casou? E se o missionário fosse malandro? Ai estas mentes perversas.
Ia jurar que a da bandeira (estandarte) era a Elvira Cerdeira!
De Jarmeleiro a 31 de Março de 2008 às 13:45
Mais aparecida com a Elvira (do ti jerómimo) é a que está mesmo atrás do missionário.
De "O Vila" a 31 de Março de 2008 às 15:03
Estou de acordo com Tintinportintin , de facto a porta-estandarte tem todos os traços que indicam tratar-se de Lúcia Leonardo, traços esses que ainda hoje se manteem (ainda está uma jovem....)
A minha mãe também deve estar por ali...
De Lagartixa a 31 de Março de 2008 às 19:44
A terceira da direita, contando de baixo para cima parece-me Isabel Bárbara, irmã de Fancisco e António Bárbara.
De
julmar a 31 de Março de 2008 às 20:10
Também me parece a Isabel Bárbara
De Dofaleiro a 31 de Março de 2008 às 22:50
Para além de todas as que já foram referidas, não consigo identificar as restantes. Porém, diz-me a minha mãe que é contemporânea desse movimento entre elas poderão muito bem estar, Sara Leonardo e Aidinha e Beatrizinha , Filhas do Sr. Professor Pinheiro .
Comentar post