A queixa sobre os tempos que correm parece ter sido uma queixa de todas as épocas passadas. Quando hoje nos queixamos do tempo que vivemos, seria bom lembrar como era há cem anos. E bastará recordar a guerra de 1914-1918, designada como 1ª Guerra Mundial que alterou profundamente o quadro das relações políticas, bastando dizer que com ela terminam quatro impérios: Alemão, austro-Húngaro, Otomano e Russo. Portugal participou no conflito, chegando a estar mobilizados duzentos mil soldados, incluindo de Vilar Maior, ouvindo eu da boca do ti Joaquim Ferreira histórias por que ele passou na frente da Flandres. As estatísticas variam mas parece terem morrido mais de 15 milhões de soldados e mais de 45 milhões de civis.
Porém, em 1918 e 1919, a Peumónica também designada como Gripe Espanhola, terá dizimado, em todo o mundo, um número superior de pessoas ao da Guerra. Estima-se que em Portugal terão morrido 135 mil.
Isto tudo para justificar a notícia habitual de quantas pessoas faleceram em Vilar Maior há cem anos.
Nos meus registos faleceu um total de 65 pessoas, sendo 26 do sexo masculino e 39 do sexo feminino, seguramente mais do dobro de anos próximos.
. Confraternização, era ass...
. Descubra a(s) diferença(s...
. Filho de Vilar Maior, Bis...
. Nós por cá continuamos as...
. badameco
. badameco
. o encanto da filosofia
. Blogs da raia
. Tinkaboutdoit
. Navalha
. Navalha
. Badamalos - http://badamalos.blogs.sapo.pt/
. participe, leia, divulgue, opine