As silvas Género Rubus, família das Rosáceas. O Género Rubus, sendo dos mais diversos do reino vegetal, contempla um leque muito alargado de espécies, desde as selvagens até às cultivares de frutos comestíveis que foram domesticadas e selecionadas.
A palavra silva significava no latim selva, floresta e veio a dar origem ao sobrenome mais usado em Portugal, tendo-o exportado para o Brasil onde ocupa também o primeiro lugar. Há Silvas por todo o lado.
A silva é um arbusto invasor e, não lhe deitando mão, alastra, multiplica-se, cresce, por todo o lado lança raizes. O seu doce fruto de que as aves se alimentam leva as sementes a toda a parte. Para as cabras e ovelhas constituía um belo repasto e travavam o seu ímpeto invasor. Os agricultores limpavam-nas com as roçadoiras e bardavam as paredes com elas. Hoje crescem livremente pelos campos, ornam os caminhos de um lado e doutro até impedirem a passagem e até na povoação casas que fecharam estão cercadas de silvas. Silvas e giestas não disputam o território porque têm as suas preferências e convivem bem mas são quem mais ordena.
Até que alguém se lembre que as silvas dão um excelente fruto e que pode ser mais do que um hobby colher amoras e fazer uma compota. Há empresas que se dedicam à produção de amoras com grande rentabilidade. Com efeito, a mora constitui um fruto de excelência pelas propriedades que tem:
AMORA (Morus alba L. ou Morus Nigra): As folhas são empregadas no combate ao diabetes e às pedras nos rins. Recentemente descobriu-se ser muito útil na reposição hormonal. É também laxativa, sedativa, expectorante, refrescante, emoliente, calmante, diurética, antiinflamatória e tônica. Popularmente é indicada para problemas da pressão sanguínea, tosse, inapetência, prisão de ventre, inflamação da boca, febre, dermatoses, eczemas, erupções cutâneas. São conhecidas duas variedades alba e nigra. A segunda com frutos negros e a primeira com frutos brancos. No século XVI, na Europa, se empregavam tanto os frutos como a casca e as folhas da amora negra. O fruto para as inflamações e hemorragias, a casca para as dores de dentes e as folhas para as mordidas de cobra e também como antídoto de envenenamento por acônito. O chá de Amora é conhecido como regulador natural dos hormônios, por isso é amplamente indicado nos sintomas da menopausa. :
É usado popularmente para combater a osteoporose e como tônico muscular nas práticas desportivas, por possuir alto teor de potássio. Depurativo do sangue, anti-séptico, vermífugo, digestivo, calmante, diurético, laxativo e refrescante.
E em terra de cesteiros lembramos que a silva era matéria prima para fabrico tapetes, cestas, etc
. Requiescat in pace, Olímp...
. Requiescat in pace, Franc...
. Requiescat in pace, padre...
. badameco
. badameco
. o encanto da filosofia
. Blogs da raia
. Tinkaboutdoit
. Navalha
. Navalha
. Badamalos - http://badamalos.blogs.sapo.pt/
. participe, leia, divulgue, opine