No longo caminho da humanização refere-se que a descoberta do fogo terá sido o maior dos inventos humanos, não sendo difícil aportar razões que suportam tal tese. Porém, prefiro sustentar que a maior invenção do homem foi Deus ou os deuses e que sem tal descoberta jamais o homem se inventaria a si mesmo. As mais belas histórias do homem, aquelas que dão sentido à sua história, são em todas as civilizações histórias dos deuses.
Por isso, olhamos para a Vila e os monumentos mais importantes e abundantes são os religiosos desde cruzes,cruzeiros e alminhas a capelas e Igrejas. Sejamos mais ou menos praticantes, do que não restam dúvidas é que a nossa matriz cultural é uma matriz cristã.
Num país cada vez mais reduzido a uma estreita faixa ao longo do mar, com um interior cada vez mais de ninguém, onde por falta de uma polítiva clarividente há cada vez menos economia, menos pessoas levando ao fecho de escolas, de centros de saúde, de estações de correio, de postos da GNR, conforta-nos ver a atitude da Igreja, apesar da exiguidade de recursos, a manter os serviços litúrgicos mínimos, a abrir as portas das Igejas pelo menos ao domingo. Independentemente das questões de fé, todos temos que reconhecer a importância da presença da Igreja. Quando, às vezes, na missa de domingo conto o número de pessoas e chego às vinte, lembro-me da passagem do Evangelho que diz «onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, eu etarei entre eles».
Vilar Maior tem a sorte de ter um pároco jovem empenhado na evangelização e na promoção ativa dos valores humanos, que se interessa pelas pessoas, pela cultura e pelo povo de Vilar Maior como é bom exemplo a Representação da Paixão de Cristo que se realizou pela segunda vez.
Por tudo isto, me chocou saber que o total da Côngrua da Vila para o pároco não ultrapassou os quinhentos euros, em 2013, a mais baixa (muito mais baixa) de todas de todas as freguesias que assiste. Alguma coisa não bate certo, mas penso que os homens de boa vontade da vila estarão de acordo em reverter esta situação.
Porque quando a Igreja de Vilar Maior tiver encerrado, teremos encerrado Vilar Maior.
. Feliz Páscoa - Mandar rez...
. Igreja da Senhora do Cast...
. Projeto "Tornar Vilar Mai...
. Quando a festa virou trag...
. Requiescat in pace, Elvir...
. Requiescat in pace, Maria...
. Tornar a Vila numa aldeia...
. badameco
. badameco
. o encanto da filosofia
. Blogs da raia
. Tinkaboutdoit
. Navalha
. Navalha
. Badamalos - http://badamalos.blogs.sapo.pt/
. participe, leia, divulgue, opine