Etnobotânica é uma ciência que estuda simultaneamente as contribuições da Botânica e da Etnolgia pondo em evidência a interação entre a sociedade e o mundo das plantas. Esta relação interativa era muito evidente nas sociedades rurais como a de Vilar Maior. Todas as plantas, de uma forma ou outra, são recursos utilizados pelo homem.
Os bracejos são plantas filiformes que existem em toceiras e em zonas bastante demarcadas de média altitude e em terrenos secadais. São um alimento muito apreciado pelas vacas.
Aqui na vila, como noutros lugares, os que se dedicavam à tecelegem de vegetais usavam o bracejo para fazer esteiras apra utilização doméstica (e, no tempo que não havia bancadas na Igreja, para se ajoelharem) e cestaria vária. E, sobretudo, como vassouras um dos usos que ainda continua a ter.
De folhas finas e altas, à mais leve brisa, abanam como se de braços esguios se tratasse, esbracejando. Quem sabe se não vem daí o nome bracejo. São mais visíveis na paisagem quando no centro se eleva um robusto colmo que dá uma esparsa espiga.
Os garotos aproveitavam esse colmo para fazer um instrumento de sopro.
. Requiescat in pace, Olímp...
. Requiescat in pace, Franc...
. Requiescat in pace, padre...
. badameco
. badameco
. o encanto da filosofia
. Blogs da raia
. Tinkaboutdoit
. Navalha
. Navalha
. Badamalos - http://badamalos.blogs.sapo.pt/
. participe, leia, divulgue, opine